Estruturas e Etapas

O plano de investigação do PRIM’ART consiste em três eixos estruturais:

Investigação Histórica (História e de História da Arte) com recolha e avaliação de documentação, permitindo uma análise crítica das obras de arte e sua contextualização com a mentalidade da época;

Levantamento Técnico das pinturas in situ através da inspeção visual e fotografia técnica com radiação ultravioleta (UVR e UVF); visível (Vis e Vis-RAK) e radiação infravermelha (IR);

Caracterização material conjugando técnicas de análise não invasivas in-situ (MO, EDXRF, espectrofotometria no visível e FORS) com técnicas analíticas laboratoriais micro-destrutívas (Microscopia optica no Vis e UV, SEM-EDS, DRX, TGA, micro-Raman, micro-FT-IR, GC-MS) que permitem obter informação sobre os materiais pictóricos e suas possíveis origens.

Os três eixos foram organizados e levados a cabo em 6 etapas ao longo de 28 meses com os seguintes objetivos:

1. Investigação Histórica (historia e história de arte): recolha de documentos acerca dos pintores e dos conjuntos de pinturas em estudo referentes ao período do período cronológico em estudo e dentro da área geográfica da Arquidiocese de Évora e sua análise sob o ponto de vista da historiografia e história de arte; Levantamento de referências e comentários sobre as pinturas murais portuguesas em Crónicas de ordens religiosas e relatos de viajantes entre os séculos XVI e XIX; Revisão sistemática dos estudos críticos de referência produzidos para as pinturas murais portuguesas, bem como dos seus pintores, até os dias de hoje.

2. Levantamento técnico: recolha e identificação das características intrínsecas ao conjuntos de pinturas em estudo no seu suporte arquitetónico tais como: detalhes do trabalho de argamassas e de técnicas de execução ( e.g. giornatas/pontatas); desenhos preparatórios e outras técnicas de transposição da composição pictórica ( e.g. incisões diretas e indiretas; estresido e stencil); aparência da superfície e estado de conservação.

3. Análise não invasiva in situ e amostragem: odentificação e primeira descriminação dos constituintes do suporte pictórico e camadas cromáticas; caracterização da paleta cromática atual.

4. Análise laboratorial: análise estratigráfica de camadas cromáticas para estudo da estrutura e da técnica pictórica; determinação da sua espessura; morfologia, cor e tamanho de pigmentos, sua distribuição e concentração na matriz; caracterização mineralógica, elementar e química de argamassas, pigmentos e ligantes.

5. Integração de resultados: reunião e discussão dos resultados obtidos nas fases 1 a 4.

6. Actividades de divulgação: disseminação de resultados através de artigos científicos e revistas peer-review e noutros tipos de publicações, apresentações orais e por poster em conferências e encontros nacionais e internacionais; workshops e visitas guiadas. Esta etapa compreendia a organização de um seminário de meio-termo do projeto, uma conferência final para a discussão e partilha de conhecimentos e a criação de um website interativo para uma disseminação mundial.