Casos de Estudo

Na tabela 1 estão patentes os 26 conjuntos de pintura estudados no projeto PRIM’ART.
O conjunto selecionado obedece a quatro critérios:

1. Cronologia
O projecto selecionou exemplos representativos de pinturas murais em Évora e na sua área de influência (especialmente Montemor-o-Novo e Vila Viçosa) datadas do reinado de D. João III e seu Governo, desde a época humanista até o início do Maneirismo;

2. Temática
Abarcam-se pinturas que seguem as tendências: a) renascimento europeu erudito e modelos clássicos, como alegorias, mitologia, groteschi, claro-escuro; b) retratos da vida quotidiana das diferentes classes sociais; c) universo da musicologia e d) presença de elementos, na sua maioria com ligações ao universo iconográfico dos Descobrimentos Portugueses ou da embaixada diplomática Portuguesa (por exemplo chinoiseries, animais exóticos);
Quase todos estes temas têm origem em gravuras com diversas origens (italianas, espanholas, flamengas, alemãs). Outro aspeto explorado foram as possíveis conexões com as fontes literárias nacionais e internacionais que foram amplamente divulgadas nessa época em Portugal (por exemplo, o Cancioneiro Geral, de Garcia de Resende 1516; Da Pintura Antigua de Francisco de Holanda, 1548; Polyphonia Schola Cantorum de 1533 ou as Metamorphoses de Ovidio, publicado em Évora em 1574).

3. Pontos de contacto e de divergência com outras expressões artísticas
As pinturas murais selecionadas oferecem uma abordagem estilística, material e técnica que permite comparar com outras expressões artísticas da mesma época (ex. Esculturas, pinturas de cavalete ou outros elementos decorativos de arquitetura). Será dada especial atenção às pinturas atribuídas a Francisco Campos (P11, P20), Giraldo Fernandes de Prado (P9, P14 and P16) e oficina de José de Escovar (P3,P4,P7,P12 e P18), todos eles pintores de cavalete e de murais;

4. Autenticidade das pinturas
O conjunto de pinturas murais selecionado não parece ter sido anteriormente intervencionado, mantendo assim a sua originalidade intacta, constituindo assim uma oportunidade única para estudar as paletas de pintor (e suas alterações), materiais (composição e origem) e técnicas de pintura (fresco e secco).