Manuel de Gusmão

Nota Biográfica

O processo de habilitação “De genere” dos irmãos José António de Carvalho e João Batista de Carvalho, documento proveniente do arcebispado de Lisboa, veio revelar factos ocorridos várias décadas atrás. Umas simples linhas de texto fazem a mais extraordinária revelação: - O bisavô paterno dos suplicandos, Manuel de Gusmão, foi apontado como autor da pintura na abóboda da Igreja de N. Sraª da Esperança de Vila Vicosa.
O pintor Manuel Gusmão, natural de Vila Viçosa, era bisavô dos habilitandos José António de Carvalho e João Batista de Carvalho, que por sua vez eram filhos de Francisco Carvalho (ou Francisco Carvalho de Oliveira), guarda-livros da alfândega e criado do Rei D. Pedro, e de sua mulher Ana de São Francisco (ou Ana Francisca).
Pela data do processo de habilitação “De genere” dos bisnetos do pintor podemos pensar que a pintura da abóboda da Igreja de Nossa Senhora da Esperança de Vila Viçosa poderá ter ocorrido na primeira metade do século XVII.

Palavras-chave

Vila Viçosa, Abóboda Igreja N. Senhora da Esperança.

Fontes

ADE, Habilitações a ordens, Requisitórias, Cx. 63, nº 1771, fl. 13vº, Requisitórias de José António de Carvalho e João Batista de Carvalho (1742) Documento inédito revelado no âmbito do Projeto Prim’Art