Simpósio Ibérico
Brush

A cal na arte e no património edificado

19-20 Outubro 2017

Laboratório HERCULES | Universidade de Évora

Book of Abstracts - 1º Simpósio Ibérico | A Cal na arte e no património edificado.

Programa I Simpósio Ibérico 'A Cal na arte e no património edificado'.

Edição especial no open acess e-Conservation Journal

Apresentação



A cal tem vindo a ser utilizada na Península Ibérica através dos séculos como um elemento-chave para a definição da especificidade do património arquitectónico e artístico construídos neste território.

As suas características físicas, químicas e plásticas, converteram-na num material de excelência para ser aplicado através de uma multiplicidade de técnicas, constructivas e decorativas, profundamente enraizadas no contexto ibérico.

As valências da cal no domínio da reabilitação do património histórico e cultural encontram-se, desde há muito, comprovadas, circunstância que coloca este material num patamar destacado, em relação a materiais modernos que apresentam, por vezes, resultados menos satisfatórios.

A sua versatilidade estende-se, também, ao domínio das artes plásticas e ornamentais. Com efeito, a pintura mural, o esgrafito, as caiações e barramentos ou, ainda, os trabalhos ornamentais com cal e areia ou gesso (estuques) constituem partes de um todo formado pelas técnicas decorativas à base de cal e que, muitas vezes, confluiram numa lógica de 'obra de arte total'.

Através do diálogo interdisciplinar entre profissionais portugueses e espanhóis analisaremos esta problemática nas suas dimensões artística, material e conceptual reflectindo nos principais desafios que se colocam, hoje em dia, à preservação de uma herança cultural que é comum.




Folheto Promocional


Download >



Datas Importantes


Submissão de resumos 15.06.2017
Notificação de aceitação de resumos 31.06.2017
Registo e Pagamento 31.07.2017
Programa Preliminar 01.09.2017
Data Limite de Registo e Pagamento 15.09.2017



Localização