Introdução

Projeto PRIM’ART_ Redescoberta da ARTe Mural em Portugal: Estudo Histórico e Científico do Arquiepiscopado de Évora (1516-1615)

Pinturas Murais foram uma das mais recorrentes formas de expressão artística no Alentejo, tendo alcançado o seu expoente máximo nos séc. XVI e XVII. No entanto, pouco se sabe ainda acerca do operant modus dos seus executantes. O conhecimento das matérias-primas e das técnicas de pintura empregues é fundamental no campo da História de Arte, História da Tecnologia da Arte e da Conservação e Restauro. Tendo estes aspetos em consideração foi criado em 2013 o projeto PRIM’ART com os seguintes objetivos principais:

Aferir a praxis pictórica na cidade de Évora e seu termo nos séc. XVI e XVII e avaliar até que ponto artistas foram influenciados pelo ambiente cultural, executando quer composições de cariz clássico e humanista quer outras de rutura com as novidades externas;

Obter dados acerca do corpus técnico e material dos pintores. Particularmente interessante é aferir até que ponto os pintores seguiram a prática do buon fresco, enfatizada por teóricos de arte, como o português Francisco de Holanda, após convivência com Miguel Ângelo em Roma (1541), ou terão os artistas apreendido e reinterpretado essas diretrizes à luz da sua experiência e gosto pessoal;

Objetivos secundários:

Identificar pontos de contacto entre pintura mural e de cavalete ao nível de elementos formais e construção de composições, utilização de materiais e definição da paleta cromática, no sentido de se esclarecerem autorias. Para tal, o projeto alia dados documentais e bibliográficos aos resultados de um vasto conjunto de técnicas de análise de superfície e caracterização material;

Comparar os dados obtidos ao nível da história, técnica e materiais com documentação homologa e para o mesmo período cronológico em Portugal e noutros países europeus ( especialmente Italia).